terça-feira, 24 de março de 2015

BEBE É SÓ ALEGRIA EM QUALQUER FAMILIA




BEBE É SÓ ALEGRIA EM QUALQUER FAMILIA

As mães de primeira viagem serão “bombardeadas” de verdades absolutas, conselhos, recomendações antes mesmo da chegada do bebê e os ensinamentos seguirão ainda depois. 

As informações virão da sogra, da mãe, dos amigos e até mesmo dos conhecidos. Até aquela vizinha que até então falava somente “bom dia” se sentirá na “obrigação” de ensinar a futura mamãe o que é certo e o que errado.

Sobre a Saúde e Amamentação


1- A chupeta não entorta os dentes é uma verdade, o contrário é um mito. No primeiro ano de vida a chupeta não provoca nenhuma alteração nos dentes da criança, não os faz nascer fora do lugar e nem tortos.
Até o décimo segundo mês o bebê costuma ter cerca de oito dentes e neste período não existe temposuficiente para que aconteça esse tipo de alteração nos ossos. As mudanças ocorrem somente entre 18 e 24 meses e é o momento para que o seu filho não esteja mais usando a chupeta.
2- Dizem que a cerveja preta ajuda a mamãe aumentar a produção do leite. Isso é um mito, uma crendice, chame como preferir. Mas, não pense que a ideia surgiu do nada. A cerveja como bebida que faz aumentar a produção do leite é uma ideia que parte do real que a cerveja é diurética e por isso, consumindo-a a mulher vai mais vezes ao banheiro e em consequência bebe mais água. Porém, essa água não faz aumentar a produção do leite.
A verdade é que a produção é estimulada quando o bebê mama mais vezes e bebendo líquido, que pode ser até um copo de leite.       
                               



3- Dizem que os bebês não podem dormir de barriga para cima porque acabam engasgando e regurgitando. Considere um mito. Na verdade, pelo contrário, colocar o bebê para dormir de barriga para cima é um modo seguro, que evita a morte súbita (pode ocorrer com crianças com menos de 1 ano).
No caso do não engasgar é porque caso a criança coloque algum líquido para fora quando dorme, ele escorrerá pelos lados da boca.
4- Dizem que a mãe deve acordar o filho nos primeiros meses para mamar e se trata de um outro mito. A criança irá ganhar os peso naturalmente, comendo na hora certa durante o dia, não precisa acordar o seu bebê no meio da noite.
Os pediatras recomendam nas primeiras 4 semanas que a mãe não deve deixar passar, durante o dia, o período superior a 4 horas sem que o filho mame, neste caso, ele deverá ser acordado.
Um caso que deve ser orientado pelo pediatra é quando estamos falando de crianças prematuras.
5- Dizem que é bom que as mamães controlem a sua ansiedade para que o bebê não sofra com cólicas. E nessa observação você pode acreditar, é verdade. É comprovado cientificamente que a insegurança deixará o bebê mais agitado e isso é muito comum nos primeiros 3 meses de vida. 

O motivo é que neste período o sistema digestivo da criança ainda não está formado e as cólicas acontecem com mais frequência e são desencadeadas por vários fatores.
6- Logo nos primeiros dias de escola o seu filho vai ficar doente. Infelizmente não se trata de um mito, sim, é uma verdade. As crianças antes de passar dos 2 anos de idade não estão com o sistema imunológico desenvolvido por completo e por isso ficam mais suscetíveis a doenças. A escola sendo um ambiente onde ela terá contato com outras crianças, muitas maiores, ela estará mais vulnerável a gripes e resfriados. Porém, por outro lado é a fase em que o organismo dela vai ganhando mais força para enfrentar as doenças.
7- A papinha deve ser sempre batida no liquidificador. Pelo contrário. Sim, é um mito e o ideal é não bater nunca. Quando o alimento vai para o liquidificador ele perde para dos nutrientes. Outro fator que faz desse hábito, negativo, é que tendo sempre a comida batida a criança não pode diferenciar a textura de cada ingrediente que compõe a comida.
O recomendado é antes de dar a papinha para criança, passá-la na peneira e quando ela chegar aos 7 meses trocar a peneira e amassar com o garfo.
Dessa forma você ainda estará estimulando a mastigação do seu filho, o nascimento dos dentes e a musculatura da face.
8- Quando a criança faz cara feia é porque ela não gostou da comida
É um mito. Essa fase o seu filho está desenvolvendo o paladar e tudo é novo, tanto doce quanto salgado, o sabor das frutas. E é normal que ele na primeira colherada faça cara feia e até mesmo cuspa. Porém, não se dê por vencida, insista, para que ele se acostume com aquele sabor. Se ele resistir mesmo, tente misturar os ingredientes.
Alguns pediatras dizem que o certo é oferecer o mesmo alimento 12 vezes, mas não dá mesma maneira. Variando de cozido para assado, por exemplo.
9- Cachorro provoca alergia em bebê é um mito ou melhor, não considere uma regra, porque pode acontecer em alguns casos. A verdade é que naturalmente 20% das crianças que nascem a cada ano desenvolverão alguma alergia e dessas 30% acabam ficando sensíveis a animais, incluindo o cachorro.
Estudos realizados em universidades americanas revelaram que quanto mais cedo a criança tem contato com animais, estamos falando dos primeiros meses de vida, pode ser melhor para ela, isto é, a torna imune de alergia. Sem falar que isso faz com que o sistema imunológico da criança fique mais forte.
Esses são só alguns dos exemplos do que é mito e verdade e dá para perceber que não dá para acreditar em tudo e nem ignorar totalmente. Na dúvida, a melhor pessoa para ajudar a mamãe de primeira viagem é o pediatra do filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

A verdadeira Beleza

  Estamos vivendo um tempo em que a beleza física é a grande preocupação. Prolifera o número de academias para a malhação, aumenta o número ...